O QUE É O PROJETO?

O Projeto “Novas Estrelas, Novas Conexões” está em busca de pessoas periféricas interessadas em produções artísticas para participar de uma formação gratuita, com conteúdos teóricos e práticos, sobre diferentes conhecimentos do setor cultural e do mercado de entretenimento.

As pessoas selecionadas terão acesso à oficinas com produtores e artistas em atuação no mercado, poderão  participar da elaboração de eventos culturais para colocar em prática o que estão aprendendo e ao fim do projeto, participarão de uma produção audiovisual colaborativa. Todas as ações terão certificado, e as produções terão o nome das pessoas selecionadas na ficha técnica de produção, para que possam inserir as experiências em seus portfólios de trabalho.

Além de todos esses conteúdos,  as pessoas selecionadas terão acesso ao estúdio da Star Black Produções, para possam fazer uso de equipamentos para suas criações.

Curtiu o projeto? Então confira abaixo como participar!

O PROJETO

NOVAS ESTRELAS, NOVAS CONEXÕES

De quem é a realização?

Este projeto é uma realização da Star Black Produções fomentada pela 5ª edição da Lei de Fomento de Cultura às Periferias da cidade de São Paulo.

O grupo realizador acredita nas periferias como potência de transformação social, e por este motivo, o estúdio Star Black se coloca com um espaço comunitário de produções artísticas. Ao valorizar profissionais da cultura através de ações coletivas, acreditamos estar estimulando o desenvolvimento autônomo e sustentável de suas carreiras e a produção de atividades artísticas para as quebradas paulistanas.

E qual o objetivo?

O projeto tem como objetivo dar oportunidade para que pessoas periféricas da cidade de São Paulo tenham contato com o âmbito profissional das produções artísticas, priorizar a inclusão de pessoas pretas, mulheres e pessoas LGBTQIA+ neste circuito, propiciar eventos culturais e produções audiovisuais para a comunidade e valorizar a cultura hip hop através de ações afirmativas.

Como vai acontecer?

Selecionaremos 15 (quinze) pessoas periféricas da cidade de São Paulo para participar das formações em 2022.

De abril a dezembro, as pessoas selecionadas terão acesso a mais de 150 horas de oficinas formativas, realizadas através de vídeo chamada, participarão da produção de eventos culturais presenciais realizados na zona norte de São Paulo, e farão uma produção audiovisual coletiva que será lançada nas principais plataformas digitais.

Quais conteúdos serão oferecidos?

As oficinas são os pilares mais importantes do projeto, pois é através dos conteúdos discutidos que as pessoas selecionadas terão o embasamento necessário para realizadas as demais atividades. Os conteúdos planejados são:

PRODUÇÃO MUSICAL: aulas sobre noções básicas de teoria musical, criação de beat, direcionamento vocal, direcionamento de canto, mixagem, masterização, vivência com produtores musicais e djs.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: aulas sobre noções básicas de fotografia, direção, roteiro, edição de vídeo, direção de arte, preparação para atuação e produção para vídeo clipes.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA: aulas sobre noções básicas de composições musicais, acompanhamento de palco, acompanhamento artístico, perfomance artística, consultoria de estilo, estilos de dança no hip hop e estudo sobre o Rap Nacional.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: aulas sobre noções básicas de organização de artistas independentes, gerenciamento e distribuição musical, negociação e vendas de apresentações, administração financeira, assessoria de imprensa, social mídia e vivência com produtores artísticos.

HISTÓRIA DO HIP HOP: aulas sobre noções básicas de música e sociedade, introdução à história do hip hop, hip hop do Brasil, breaking, graffiti e outras influências nacionais e internacionais do movimento.

As oficinas acontecerão de abril a setembro de 2022, 3 vezes por semana, com duração média de 2h cada, com preferência para realização em horários noturnos. A equipe da Star Black selecionou convidados muito especiais para realização das oficinas e atuará na mediação e apoio técnico das aulas.

Além das oficinas, as pessoas selecionadas apoiarão na produção de eventos culturais e executarão uma produção audiovisual para que possam agregar em seus portfólios e currículos pessoais.

As pessoas selecionadas não poderão escolher quais atividades querem participar.  Será necessário comprometimento com o cronograma proposto pelo projeto, que possui intencionalidade formativa e um olhar abrangente sobre os diversos aspectos das produções artísticas.

qual o cronograma do projeto?

O projeto se inicia em abril e será finalizado em dezembro de 2022. As pessoas selecionadas receberão um calendário com datas e horários para realização das atividades. Neste cronograma, há 7 (sete) ações presenciais previstas para serem realizadas na zona norte de São Paulo.

quais são os critérios de participação?

As pessoas interessadas em participar do projeto precisam atender aos seguintes requisitos:

– Ter entre 18 e 35 anos.
– Ser residente da cidade de São Paulo.
– Possuir um computador ou celular com acesso à internet para participar das oficinas.
– Arcar com os custos de transporte para as 7 (sete) ações presenciais previstas para serem realizadas na zona norte de São Paulo.
– De preferência, possuir disponibilidade no horário noturno – porém, este horário pode ser revisto a depender da disponibilidade geral do grupo selecionado.
– Participar de no mínimo 75% das atividades propostas.
– Cumprir o regulamento ético apresentado pela equipe de produção no momento da seleção.

como será a seleção?

A produção do projeto irá priorizar a seleção de pessoas pretas, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e residentes na zona norte de São Paulo. Pessoas que não atendem a estes perfis podem se inscrever normalmente.

Ainda em abril, a equipe de produção fará contato com as pessoas pré-selecionadas para uma entrevista à distância, através de vídeo chamada. No caso de aprovação após a entrevista, a pessoa selecionada precisará assinar um termo de participação se comprometendo a participar do percentual mínimo de cumprimento das atividades e das normas éticas do projeto.

O que preciso saber para inscrição?

Este projeto é  gratuito e requer como contrapartida apenas o comprometimento das pessoas interessadas.

Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever através do formulário abaixo entre 15/03 e 08/04/2022. Os dados informados no formulário serão tratados de forma confidencial pela produção do projeto e serão utilizados apenas para fins de seleção. Tente responder ao máximo as perguntas colocadas para que possamos conhecer mais sobre você e seus interesse e manter seus dados atualizado. Recomendamos que a partir de 15/04 verifique com frequência sua caixa de e-mail para saber se foi selecionado(a/e).
Boa sorte!