O QUE É O PROJETO?

O Projeto “Novas Estrelas, Novas Conexões” pretende selecionar pessoas interessadas em produções artísticas para participar de uma formação gratuita sobre diferentes conhecimentos e aspectos da carreira artística. Pretendemos oferecer todo suporte técnico para que as pessoas selecionadas possam se desenvolver de forma profissional, autônoma e sustentável. Com a ideia de um estúdio comunitário, temos a intenção de que esses conhecimentos se voltem para produções artísticas nas periferias e se rentabilize pelo mercado cultural.

confira abaixo como participar!

O PROJETO

NOVAS ESTRELAS, NOVAS CONEXÕES

De quem é a realização?

O Projeto “Novas estrelas, Novas conexões” é uma realização da Star Black Produções fomentada pela 5ª edição da Lei de Fomento de Cultura às Periferias da cidade de São Paulo, com intuito de estimular a arte através da linguagem hip hop.

E qual o objetivo?

O Projeto “Novas Estrelas, Novas Conexões” tem como objetivo dar oportunidade para que pessoas periféricas tenham contato com o âmbito profissional das produções artísticas, de modo que possam se desenvolver coletivamente e imprimir as estéticas e linguagens das periferias. O grupo realizador acredita nas periferias como potência de transformações sociais, e por este motivo, a Star Black Produções se coloca como um espaço comunitário para formação e produção artística. Ao valorizar os profissionais da cultura por meio de ações coletivas, acreditamos estar estimulando o desenvolvimento autônomo e sustentável de suas carreiras e a produção de atividades artísticas para as quebradas.

Como vai acontecer?

Iremos selecionar 15 pessoas periféricas para participar das formações em 2021. Ao longo do ano as pessoas selecionadas terão acesso à oficinas formativas elaboradas em cinco eixos: produção musical, produção artística, produção audiovisual, produção executiva e história do hip hop. Para executar as aprendizagens adquiridas nessas oficinas, os participantes selecionados atuarão na organização e execução de eventos profissionais. Além disso, ao final da formação, os potenciais produtores e artistas terão uma produção audiovisual completa lançada nas principais plataformas de streaming. Todos os equipamentos do estúdio da Star Black estarão à disposição dos participantes para que exercitem as ações e aprendizagens, por meio de agendamento para utilização.

Quais conteúdos irei aprender?

Produção musical: criação de beat;(softwares, vsts, pluggins); captação de áudio; mixagem; masterização; direcionamento vocal; teoria musical; vivência artística; oficina de DJ.

Produção artística: vivência de composições; criação e carreira; perfomance; consultoria de estilo; estudo do estilo musical.

Produção audiovisual: noções básicas de fotografia; filmagem; captação de aúdio para vídeo e edição; finalização com after efects; webdesigner para divulgação; roterização para vídeo clipes.

Produção executiva: patrocínio e editais públicos; gerenciamento e distribuição; negociação e vendas; vivências em produção executiva; assessoria de imprensa.

História do hip hop: música e sociedade; introdução a história do hip hop; hip hop no Brasil; outras referências internacionais; outras referências nacionais.

Quem pode participar?

Todas as pessoas entre 18 e 35 anos, residentes nas periferias da cidade de São Paulo.
A seleção irá priorizar as inscrições de residentes na zona norte, pessoas pretas, mulheres e/ou LGBTQIA+. Vagas limitadas à 15 participantes.

O que preciso para participar?

Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever através do formulário abaixo entre 09/04 a 02/05/2021.
Em2021 realizaremos as atividades à distância, sendo de extrema importância que a pessoa interessada tenha acesso a um computador
com internet para participar das oficinas e utilizar as ferramentas relativas à formação. Todos os equipamentos técnicos necessários
para praticar as aprendizagens estarão disponíveis no estúdio da Star Black, cabendo a pessoa interessada, caso selecionada, agendar
horário para utilização.

Quando vai acontecer?

A formação acontecerá de maio à novembro de 2021, sendo as oficinas realizadas três vezes por semana, e com média de 2h30 cada.
Os horários das oficinas priorizarão à disponibilidade da maioria dos participantes. É de extrema importância que as pessoas selecionadas se comprometam em realizar as atividades propostas e participem dos eventos que colocarão em prática as aprendizagens, sob pena de desligamento do projeto caso não cumpra os critérios acordados no momento de oficializar a seleção.

Como saberei se fui selecionado (A)?

Informaremos as pessoas selecionadas através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição. Acompanhe à caixa de entrada e spam durante o mês abril, por lá realizaremos toda a divulgação dos próximos passos.